Crise hídrica no RJ: abastecimento de água continua afetado em várias cidades no início de outubro
Ao todo, são quase 50 localidades atingidas e prazo para solução do problema revolta a população. Veja a lista completa dos locais afetados
Interrupções e manutenção impactam moradores do Rio e cidades da Baixada e do interior
O final de setembro trouxe dificuldades no abastecimento de água para dezenas de localidades do Rio de Janeiro, e os problemas continuam no início de outubro. Segundo registros das concessionárias, serviços programados e reparos emergenciais realizados entre os dias 28 e 30 de setembro e os previstos para os próximos dias podem piorar a situação em algumas regiões.Moradores são orientados a economizar água e reservar cisternas e caixas-d’água para atividades essenciais, enquanto equipes trabalham para normalizar o fornecimento.
Principais regiões afetadas e previsões de normalização
Magé
A Estação de Tratamento de Água (ETA) Magé terá operação paralisada em 2 de outubro para manutenção no sistema de captação de água bruta. Após a conclusão, prevista para o período da tarde, o abastecimento será retomado gradativamente, podendo levar até 72 horas para normalização em áreas elevadas e pontas das redes de distribuição.
Regiões afetadas: Barbuda (partes), Bela Floresta, BNH (Roncador), Canal, Centro, Figueira, Flexeira, Lagoa, Liberdade, Magé Mirim, Novo Mundo, Roncador, Tênis Clube e Vila Nova.
Zona Norte do Rio
Reparo emergencial em rede distribuidora na Av. Dom Helder Câmara, em Del Castilho, suspendeu temporariamente o abastecimento no início da manhã de 30/09.
Regiões afetadas: Brás de Pina, Colégio, Del Castilho, Engenho da Rainha, Higienópolis, Inhaúma, Irajá, Jacaré, Jacarezinho, Mangueira, Maria da Graça, Rocha, Triagem, Vicente de Carvalho e Vila da Penha.
O fornecimento será normalizado de forma gradativa, podendo levar até 72 horas ou mais, especialmente em áreas elevadas.
Cachoeiras de Macacu
O abastecimento foi temporariamente interrompido em 30/09 devido à paralisação das Unidades de Tratamento Rio Souza e Posto Pena para reparo de adutora.
Previsão de normalização: até às 16h de 30/09, gradativa.
Cambuci
A ETA de Cambuci terá manutenção preventiva em 1º de outubro, das 9h às 17h, suspendendo temporariamente o abastecimento do distrito sede. Moradores devem reservar água e adiar atividades de alto consumo.
Engenheiro Paulo de Frontin
Devido a manutenção da concessionária de energia, a ETA Palmas ficará fora de operação em 1º/10, das 9h às 16h.
Regiões afetadas: Centro, Aguada, Barreira, Borracha, Campo do Adrianino, Gondim, Jardim Novo Rodeio, Matadouro, Morro do Sossego, Pacheco, Ramalho, Túnel Onze e trecho da RJ-127.
A normalização pode levar até 72 horas. Imóveis com cisterna ou caixa d’água podem não ser afetados.
Mangaratiba
O sistema da Serra do Piloto passará por manutenção em 30/09, das 8h às 18h. Os bairros afetados incluem Centro, Bela Vista, Ibicuí, Junqueira, Nova Mangaratiba e Praia do Saco.
A recuperação completa do abastecimento pode levar até 48 horas.



COMENTÁRIOS