Hospital São Francisco promove Semana de Conscientização à Vida com palestras e atividades gratuitas
O Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ) realiza, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, a 5ª edição da Semana de Conscientização à Vida. O evento gratuito, aberto ao público e a profissionais da área da saúde reúne especialistas para palestras e mesa redonda sobre três grandes temas da saúde: doação de órgãos, segurança do paciente e saúde mental. “Nosso hospital é referência em transplantes de órgãos no estado do Rio de Janeiro e sedia a Organização de Procura de Órgãos (OPO-Norte), braço do Rio Transplantes, responsável pela captação de órgãos para transplantes”, lembra Márcio Nunes, diretor executivo do hospital. “Além disso, a questão da segurança do paciente deve ser central para qualquer instituição de saúde, e em especial para nós, que acabamos de conquistar o selo de acreditação hospitalar da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o que significa que seguimos rigorosos padrões de qualidade e segurança”, complementa. O diretor também ressalta a estrutura única do HSF na área da saúde mental: “oferecemos emergência psiquiátrica, internação para adultos e jovens a partir dos 12 anos, atendimento ambulatorial e o recém-inaugurado hospital-dia psiquiátrico, para quem precisa de um suporte e não tem necessidade de internação em tempo integral.”

A programação do evento é dividida por temas: no primeiro dia, o destaque serão os desafios da doação de órgãos, com palestras de profissionais da área, receptores e doadores de órgãos, além de representantes de comissões hospitalares de transplantes. “Nosso objetivo é mostrar a importância da doação e como se dá todo o processo”, conta o enfermeiro Jerônymo Bonente Jr, que é integrante da OPO Norte.
No segundo dia do evento, o foco será a segurança do paciente, com destaque para boas práticas e experiências em qualidade assistencial. “A intenção é conscientizar e sensibilizar o público sobre a importância da valorização da vida e do cuidado com o paciente, com atividades que permeiam não apenas a equipe de saúde, mas também os familiares”, adianta Jacqueline Goldan, coordenadora da Qualidade e do Núcleo de segurança do paciente do HSF.
O último dia da programação será dedicado à saúde mental, com reflexões sobre a prevenção do suicídio, o cuidado com profissionais da saúde e a importância da atividade física para a saúde mental. De acordo com a coordenadora de Psicologia do HSF, Alessandra Cunha, serão apresentados conteúdos voltados à equipe multiprofissional, mas também temas abertos, como ‘Mitos e Verdades sobre Saúde Mental’, que ajudam a combater estigmas ainda tão presentes na sociedade. “Queremos gerar diálogo, ampliar informações e promover um ambiente de acolhimento”, afirma.
Ainda no último dia, o público poderá visitar a exposição EntreMentes, que apresenta pinturas e fotografias produzidas por pacientes psiquiátricos do hospital durante seus processos terapêuticos. Também haverá uma experiência imersiva que convida os visitantes a percorrer simbolicamente etapas do cuidado em saúde mental, estimulando reflexões sobre resiliência, superação e esperança e o espaço zen, onde os participantes poderão conhecer técnicas simples de atenção plena que podem ser incorporadas ao dia a dia como estratégias de cuidado.
A programação completa e as inscrições gratuitas para a Semana de Conscientização à Vida estão disponíveis no link: https://l1nk.dev/semanadeconscientizacaoavida.



COMENTÁRIOS