Fabio L. Dalboni
Relatório de Mercado financeiro - 01/12/2025
Monitor de riscos de mercado indica risco muito alto para o ambiente de renda variável. Olá investidores,
O processo de Quantitative Tightening (QT) do Fed chegou oficialmente ao fim ontem. O sentimento do mercado permanece em patamar de extremo medo (24), se aproximando da zona de medo.
Após uma semana encurtada, espera-se que a liquidez aumente nos próximos dias.
Os market makers encontram-se em território de gamma positivo, o que sugere uma possível redução da volatilidade e uma recuperação gradual dos mercados — embora reste a dúvida se esse cenário realmente se concretizará.
Na última semana, o Fed adicionou 0,27% de liquidez. O indicador de put/call equities ratio aponta sinais de complacência entre os investidores. O setor bancário, por sua vez, segue recorrendo às facilities do Fed (SRF), com destaque para a injeção de US$ 11,25 bilhões na sexta-feira. A busca por colateral continua elevada e, apesar da liquidez fornecida, os níveis ainda não atingem patamares considerados ideais.
No Japão, os juros chamam atenção, a curva de juros está se abrindo levemente: o título de 2 anos supera 1% pela primeira vez desde 2008, enquanto o de 10 anos avança 4%.
O cenário é de queda generalizada. Gestores de fundos tendem a se desfazer primeiro dos ativos de menor liquidez, pressionando ainda mais o mercado.
Cautela.
Entenda como o medidor de riscos funciona, clicando aqui.



COMENTÁRIOS