Relatório da Cetesb mostra que 45 praias de São Paulo estão impróprias no feriado do Carnaval

tribuna.com.br
Relatório da Cetesb mostra que 45 praias de São Paulo estão impróprias no feriado do Carnaval

Carnaval no litoral de São Paulo precisa saber que nem todas as praias do estado estão próprias para banho. Segundo um relatório divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), 45 praias são consideradas impróprias, sendo que 36 delas fazem parte da Baixada Santista e nove no litoral norte.

Divulgada a cada semana pela Cetesb, a lista foi atualizada nesta quinta-feira, 27 de fevereiro. Na semana passada, a lista mostra que 43 praias estavam impróprias, com duas a menos do atual relatório. Praias das cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Guarujá, Caraguatatuba, Bertioga, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe fazem parte da lista.

A avaliação da Cetesb é feita através de amostras de água de cada praia enviadas aos laboratórios da entidade, que foca no monitoramento do grupo de bactérias chamado enterococcus, principal causadora de gastroenterite. São essas análises microbiológicas que fazem a contagem da concentração de bactérias fecais presentes na água. Os valores das concentrações desses indicadores ajudam a identificar se a qualidade das águas está adequada ou não ao banho de mar.

Desta forma, uma praia é classificada como própria para banho se, em pelo menos duas das últimas cinco análises, o número de enterococcus na água não passar de 100. Praias com bandeira vermelha são as que reprovaram no teste de balneabilidade e, segundo a Cetesb, se deve evitar entrar no mar caso o local seja considerado impróprio. Além das altas concentrações de bactérias fecais, uma praia também pode ser classificada como imprópria se houver presença de óleo devido a derramamentos de petróleo, ocorrência de maré vermelha, floração de algas tóxicas ou surtos de doenças transmitidas pela água.

Confira a lista das praias impróprias:

Ubatuba – Rio Itamambuca; Itaguá e Perequê-Mirim.

Caraguatatuba – Prainha.

São Sebastião – Arrastão; Pontal da Cruz e Una

Ilhabela – Itaquanduba

Bertioga – São Lourenço – Próx. morro e Enseada.

Guarujá – Perequê e Enseada – R. Chile

Santos – Boqueirão; José Menino – R. Olavo Bilac; São Vicente; Milionários e Gonzaguinha.

Praia Grande – Aviação; Vila Tupi; Vila Mirim; Maracanã e Vila Caiçara.

Mongaguá – Vila São Paulo; Central; Vera Cruz; Itaóca; Agenor de Campos e Flórida Mirim.

Itanhaém – Campos Elíseos; Suarão; Suarão – AFPESP; Parque Balneário; Centro; Praia dos Pescadores; Sonho; Jardim Cibratel; Jardim São Fernando; Baln. Jd. Regina e Balneário Gaivota.

Peruíbe – Icaraíba; Baln. S. J. Batista e Av. São João.


O post Relatório da Cetesb mostra que 45 praias de São Paulo estão impróprias no feriado do Carnaval apareceu primeiro em Tribuna da Imprensa.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.