Defensoria Pública e Acadêmicos do Tatuapé fazem parceria para atendimento jurídico em dias de ensaio, na quadra da escola

tribuna.com.br
Defensoria Pública e Acadêmicos do Tatuapé fazem parceria para atendimento jurídico em dias de ensaio, na quadra da escola

Os ensaios para o Carnaval 2025 da escola de samba Acadêmicos do Tatuapé serão diferentes neste ano. É que antes de esquentar os tambores, nos dias 8, 15 e 22 de fevereiro, a agremiação vai abrir alas para a Defensoria Pública de São Paulo para realizar, na quadra da escola, atendimento jurídico gratuito e palestras à comunidade.

A ação está relacionada ao tema do samba-enredo escolhido pela escola para desfilar na avenida: “Justiça – A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar”. Assim, esta parceria inédita reforça o papel crucial da Defensoria Pública na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Afinal, o acesso à justiça é um direito fundamental de todos, e a Defensoria, como portal para o exercício desse direito, garante que a voz daqueles que mais precisam seja ouvida e seus direitos, defendidos. Com a força da comunidade e o ritmo contagiante do carnaval, o objetivo é dar voz àqueles que buscam justiça e igualdade, concretizando o lema do samba-enredo.

O mutirão será dedicado a questões de direito de família e assuntos que ecoam os temas de diversidade e igualdade, trazendo para a quadra o compromisso com a cidadania que já está no coração do enredo da Acadêmicos do Tatuapé deste ano. Os serviços de atendimento incluem orientação jurídica para quem busca esclarecimentos sobre direitos fundamentais; encaminhamento para ajuizamento de ações como divórcio, pensão alimentícia, guarda de filhos e reconhecimento de união estável; orientações e encaminhamentos para retificação de registro civil para pessoas trans.

O evento ainda contará com palestras temáticas relacionadas com o clima carnavalesco:


“Consentimento no Carnaval: Não é Não” (08/02), em parceria com o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), porque o respeito também precisa estar na Avenida.


“Combate à Intolerância Religiosa” (15/02), em parceria com o Núcleo de Promoção da Igualdade Racial e de Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais (Nupir), reforçando que a fé de cada um merece espaço e respeito.


Serviço:

Local: Quadra da Acadêmicos do Tatuapé – Rua Melo Peixoto, 1513, Tatuapé, São Paulo – SP

Datas: 08, 15 e 22 de fevereiro, antes do início dos ensaios.


O post Defensoria Pública e Acadêmicos do Tatuapé fazem parceria para atendimento jurídico em dias de ensaio, na quadra da escola apareceu primeiro em Tribuna da Imprensa.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.