Rio Indústria projeta cenário de crescimento para setores estratégicos em 2025

Petróleo e Gás, Naval e Offshore, Tecnologia da Informação e Comunicação são os setores mais promissores para este ano, segundo o presidente da entidade, Sérgio Duarte
Um levantamento realizado pela Associação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Rio Indústria) mostra que 2025 será de crescimento para o setor. Ainda que moderado, o avanço será puxado por setores estratégicos para a economia fluminense, como destacou o presidente da entidade, Sérgio Duarte:
“Teremos esforços para superar desafios e aproveitar as oportunidades em setores estratégicos”, aponta Duarte.
Um dos grandes percalços para o desenvolvimento industrial do Rio de Janeiro é a baixa qualificação da mão de obra. É o que mostra o estudo Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027 (CNI/SENAI), segundo o qual é necessário qualificar cerca de 909,7 mil profissionais fluminenses entre 2025 e 2027, para atender à demanda industrial crescente.
Quanto à competitividade, para que as atividades industriais sejam ampliadas serão necessários aportes mais vultosos na infraestrutura do Estado, em setores como saneamento básico, transporte e logística. Somente com uma melhor estruturação será possível aumentar a competitividade da indústria fluminense. Outros gargalos a serem enfrentados são a adoção de novas tecnologias e o estímulo à inovação.
Por conta das próprias características do Rio de Janeiro, que ainda conta com uma natureza exuberante, embora nem sempre valorizada, é o potencial da economia verde:
“O desenvolvimento de uma economia mais sustentável, com foco em energias renováveis e economia circular, trará novas oportunidades para a indústria fluminense”, destaca Sérgio Duarte.
Segundo a Rio Indústria, os setores com potencial de crescimento em 2025 são: Petróleo e Gás, por meio da exploração do pré-sal e do desenvolvimento da cadeia produtiva do gás natural; Naval e Offshore, diante da demanda por embarcações e equipamentos atrelada o setor de petróleo e gás; Energias Renováveis, Estado conta condições favoráveis para a geração de energia solar e eólica, por isso, tem chance de atrair investimentos e criar empregos; Tecnologia da Informação e Comunicação, a realidade global altamente tecnológica impõe o crescimento do setor de tecnologia e a demanda crescente por serviços digitais, o que pode levar ao crescimento do setor no Rio.
O presidente da Rio Indústria se mostra otimista quanto às potencialidades do Estado, mesmo diante dos entraves estruturais ainda persistentes:
“Embora a indústria do Rio de Janeiro enfrente desafios, ela também possui grandes oportunidades para crescimento em 2025. A qualificação profissional, os investimentos em infraestrutura, a inovação e o foco na sustentabilidade serão fundamentais para o desenvolvimento do setor”, afirma Duarte, acrescentando: Acreditamos no potencial da indústria fluminense e continuaremos a trabalhar em conjunto com o governo e outras entidades para superar os obstáculos e construir um futuro próspero para o nosso estado.”
O post Rio Indústria projeta cenário de crescimento para setores estratégicos em 2025 apareceu primeiro em Tribuna da Imprensa.



COMENTÁRIOS