Atividade econômica do RJ avança 3,6% em 2024, em relação ao ano anterior
Resultado coloca a capital fluminense alinhada à variação do PIB nacional
Setor de serviços é o principal segmento da economia carioca / Alexandre Macieira (Riotu)r A cidade do Rio de Janeiro registou um crescimento econômico de 3,6% em 2024, na comparação com o ano anterior, descontada a inflação. O índice coloca a capital fluminense alinhada à variação do PIB nacional, que apresentou acréscimo de 3,4%, no período; segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), elaborou o Indicador de Atividade Econômica do Rio (IAE-Rio) para acompanhar mensalmente o desempenho da economia carioca.
O IAE-Rio é resultado de uma sinergia tributária tanto do ISS como do ICMS recolhidos na cidade, com outros números do IBGE. No quadriênio 2021-2024, o índice avançou 9,2%, no acumulado.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, afirmou que os projetos e iniciativas atrativas de investimentos têm feito o Rio avançar em seus indicadores e se consolidar como um bom mercado de trabalho.
“A cidade recuperou a confiança e isso se reflete em mais pessoas vindo pra cá, movimentando mais a economia e gerando emprego e renda para quem mora aqui”, disse o titular da secretaria, que também a acompanha mensalmente o setor de serviços, principal segmento da economia regional.
De acordo com a SMDE, o Indicador de Atividades de Serviços do Rio (IAS-Rio), que afere o desempenho do setor, cresceu 2,8% em termos reais, e 9,5% no acumulado entre 2021-2024.
Todos os meses, a secretaria divulgada o IAE-Rio e o IAS-Rio no Boletim Econômico do Rio.
O estudo completo pode ser acessado no Observatório Econômico do Rio.



COMENTÁRIOS