Jose Carlos de Assis
Inseminação de gado Wagyiu coloca Roraima na vanguarda das carnes
Imagem desenvolvida por IA A utilização de técnicas de inseminação artificial em gado da raça japonesa Wagyu, em Roraima, conduzida pela empresa AG Agropecuária, sediada em Boa Vista, possibilitará um importante avanço no melhoramento genético do rebanho do Estado. Segundo o CEO da empresa, Vilton Lima, a técnica garante grande melhoria na qualidade carne e aumento de quantidade, e será direcionada principalmente para os mercados da Guiana e do Caribe.
A carne do gado da raça Wagyu é mundialmente conhecida como extremamente macia, suculenta e com alto grau de sabor. Ela vem ganhando grande espaço no mercado, sobretudo entre produtores que buscam valorização do produto e consumidores que visam a sua qualidade, no setor de carnes Premium.
De acordo com o empresário Vilton Lima, o processo de inseminação, a partir de experimentos feitos no sudeste do Brasil, pode ocorrer de duas formas: com sêmen puro de touros da raça Wagyu ou por meio do cruzamento industrial. No primeiro caso, o objetivo é manter a pureza genética e garantir a máxima qualidade da carne. Já o cruzamento industrial é uma alternativa mais acessível, que utiliza o sêmen em vacas de outras raças, possibilitando a introdução gradual da genética superior e resultando em carnes de excelente padrão.
A utilização de técnicas de inseminação artificial foi iniciada pela AG Agropecuária em Roraima, recentemente. A companhia usou sêmen de touros Wagyu em vacas da savana, a fim de aprimorar o rebanho dessa região.
Segundo o CEO Vilton Lima, a iniciativa da empresa marca um novo momento para a pecuária regional:
"A genética Wagyu – observa ele - eleva o nível da produção de carne, tanto em qualidade quanto em valor de mercado nacional e internacional, visando, principalmente, o mercado da Guiana e do Caribe. Esse trabalho vai permitir que os produtores locais alcancem melhores resultados econômicos e tragam para Roraima uma nova referência em carne nobre. Além disso, é um investimento no desenvolvimento sustentável da pecuária, com foco em eficiência e produtividade."
Vilton informou que 50 vacas foram inseminadas na capital Boa Vista, e a expectativa é de que, a partir do próximo ano, nasça o primeiro rebanho Wagyu em território roraimense. “O resultado desse projeto deve gerar excelentes negócios e lucros aos produtores, pois, o cruzamento industrial do Wagyu com a raça Nelore, na savana amazônica, vai resultar em alta qualidade de carne, além de colocar Roraima no mapa da exportação de uma proteína de alta qualidade”, completou o empresário.
A AG Agropecuária atua nas áreas de inseminação artificial, biotecnologia e melhoramento genético, com foco no fortalecimento da pecuária da região Norte. A empresa está localizada em Boa Vista e pode ser contatada pelos telefones (95) 99136-6711 (Roraima/Brasil) ou (592) 695-4244 (Guiana).
Fonte: Ascom (Mário Pires)



COMENTÁRIOS