Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo, segundo agências internacionais

tribuna.com.br
Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo, segundo agências internacionais

Segundo a agência de notícias Reuters, Israel e Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogos nesta quarta-feira, 15. A decisão ocorre após dias de intensas negociações, de acordo com uma autoridade envolvida nos debates. O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou a aprovação do acordo em seu perfil na rede social Truth Social, às 14h02 do horário de Brasília. “Nós temos um acordo para os reféns no Oriente Médio. Eles serão libertados em breve”. Uma coletiva do ministro das Relações Exteriores do Catar está sendo aguardada para confirmar o acordo.


A agência de notícias Reuters afirmou que o grupo extremista palestina concordou, ainda pela manhã, com a proposta de cessar-fogo em Gaza e de devolução de reféns compartilhada pelos negociadores do Catar. No entanto, um oficial do Hamas afirmou que ainda não havia dado uma resposta por escrito à proposta. Porém, um representante da Autoridade Palestina disse que a aprovação verbal já havia sido dada e que o grupo só aguardava mais informações para seu aval oficial ao acordo.


Por outro lado, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, negou a informação e disse que o grupo extremista ainda não aceitou a proposta. “Ao contrário dos relatos, a organização terrorista Hamas ainda não respondeu ao acordo”, disse o gabinete em comunicado.


Já a rede de TV Al Jazeera, o Hamas disse que entregou sua aprovação aos mediadores. Segundo a Reuters, em um impulso final pela aprovação, o primeiro-ministro do país se encontrou com representantes israelenses e do Hamas. A agência também afirmou que a trégua também foi aprovada pelo grupo aliado do Hamas Jihad Islâmica. “As facções da resistência chegaram a um acordo entre si e informaram aos mediadores de sua aprovação do acordo de troca e cessar-fogo”, disse uma fonte sob anonimato.


A agência Associated Press diz que um oficial do Hamas afirma que o grupo rejeitou uma proposta de Israel para o cessar-fogo e que as negociações continuam. Autoridades do Catar, Egito e Estados Unidos, bem como de Israel e do Hamas, participam das negociações. Enquanto isso, o Ministério das Relações Exteriores de Israel declarou que o ministro Gideon Saar estava encurtando sua visita à Europa para poder participar das votações do gabinete de segurança e do governo sobre o tema. “Após o progresso nas negociações de libertação dos reféns, o Ministro Sa’ar encurtou sua visita diplomática, que estava programada para continuar amanhã na Hungria. Ele retornará a Israel esta noite para participar das discussões e votações esperadas no Gabinete de Segurança e no governo”.


Caso a proposta debatida agora seja aprovada, o primeiro passo será um cessar-fogo inicial de seis semanas com a libertação de 33 reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos e uma retirada gradual das forças israelenses do centro de Gaza e o retorno dos palestinos deslocados ao norte do enclave. A segunda fase prevê a libertação de todos os reféns restantes, um cessar-fogo permanente e a retirada completa dos soldados israelenses. Segundo o site “Axios”, 98 reféns israelenses sob o poder de Gaza ainda estariam vivos.


MAHMUD HAMS / AFP


O post Israel e Hamas chegam a acordo de cessar-fogo, segundo agências internacionais apareceu primeiro em Tribuna da Imprensa.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.