Setor elétrico nacional registra crescimento sustentável e expansão de fontes renováveis

De janeiro a novembro, o Brasil atingiu a marca de 207,06 Gigawatts de capacidade instalada de geração de energia elétrica centralizada
A matriz energética renovável do Brasil registrou um crescimento significativo, segundo a consolidação do Ministério de Minas e Energia (MME). Do início do ano até novembro, o País atingiu a marca de 207,06 Gigawatts (GW) de capacidade instalada de geração de energia elétrica centralizada, performando impressionantes 84,8% dessa capacidade de fontes de energia renováveis. Os dados são Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O início das operações de 274 novas usinas gerou uma expansão da capacidade instalada de geração centralizada de 10.040 Megawatts (MW). O crescimento foi impulsionado pelas energias solar e eólica. A primeira, que contou com uma adição de 132 novas usinas, contribuiu com 50,96% da expansão total, reforçando o seu crescente protagonismo na matriz energética brasileira. A energia eólica, por sua vez, também apresentou um desempenho significativo, contribuindo com 39,93% do crescimento, a partir da operação de 114 novas usinas.
De acordo com o MME, o setor de Micro e Minigeração Distribuída (MMGD) também apresentou resultados robustos, ultrapassando a marca de 33,8 GW de capacidade instalada, com base na crescente adoção de fontes alternativas de energia por consumidores e empresas. O Fenômeno contribuiu para a diversificação da matriz energética e redução da dependência da geração centralizada.
PAC no Setor Energético
Por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Brasil concluiu, em 2024, as obras de 245 usinas, adicionando 9.273 MW à capacidade instalada e gerando investimentos de R$ 42,32 bilhões.
O post Setor elétrico nacional registra crescimento sustentável e expansão de fontes renováveis apareceu primeiro em Tribuna da Imprensa.



COMENTÁRIOS