Guardas municipais fazem treinamento para resgate de animais marinhos

Leão-marinho Joca durante uma visita à Praia de Ipanema / Reprodução: Redes Sociais
Em dezembro, a GM carioca protegeu um lobo-marinho que visitou a Praia de Ipanema
Agentes da Guarda Municipal do Rio de Janeiro participaram de um curso de instrução sobre resgate de animais marinhos para integrantes dos grupamentos de Defesa Ambiental (GDA), Especial de Praia (GEP) e da Guarda Marítima Municipal (GMM), na manhã da última segunda-feira (10).
Os guardas municipais são de fundamental importância nesses resgates, pois eles atuam diariamente na orla da cidade, em parques e áreas de preservação ambiental. Em muitos casos, ao resgatarem os animais marinhos, eles preservam o local e acionam os órgãos competentes.
A iniciativa, que ocorreu no auditório da Academia Ensino, na sede da Guarda Municipal, em São Cristóvão, contou com a participação de representantes da ONG Econservation, instituição que trabalha com estudos e projetos ambientais.
Os biólogos Keity Nishikawa, Caio da Cruz e Bárbara Keity foram os responsáveis pela instrução e esclareceram os agentes sobre a importância de salvar animais marinhos que são encontrados encalhados ou debilitados na orla da cidade.
No encontro, os agentes públicos aprenderam os procedimentos que devem ser tomados logo após o resgate, entre eles estão: protegê-los do sol e não arrancar objetos como anzóis ou até mesmo linhas de pipa, caso os animais estejam feridos.
Os agentes também tiraram dúvidas baseadas em experiências, como no caso de um lobo-marinho que apareceu em dezembro na areia da Praia de Ipanema. Na ação, a Guarda Municipal atuou em parceria com diversos órgãos para manter isolada a área onde o animal ficou, até decidir partir para outras praias. O leão-marinho foi carinhosamente batizado de Joca, pela população.
O post Guardas municipais fazem treinamento para resgate de animais marinhos apareceu primeiro em Tribuna da Imprensa.



COMENTÁRIOS