Paty do Alferes: o que falta para o tomate gerar mais riqueza dentro da região?
Com tradição agrícola e avanços no cultivo, município tem na comercialização e no processamento caminhos a examinar para ampliar a renda e as oportunidades de trabalho
Paty do Alferes tem o tomate na lavoura, na história e no calendário de sua festa mais conhecida. Mas, depois da colheita, começa uma parte do negócio que merece tanta atenção quanto a produção: quem seleciona, embala, transporta, transforma e vende o fruto ao consumidor?
É nesse percurso que surge uma pergunta importante para o futuro do município e de seu entorno: quanto do valor gerado pelo tomate permanece na região?
A dimensão econômica já é expressiva. No painel da Produção Agrícola Municipal do IBGE, Paty do Alferes aparece com R$ 78,3 milhões em valor da produção de tomate em 2025, aproximadamente 17% do total fluminense. Esse indicador mede o valor da produção agrícola, não o lucro dos produtores nem o dinheiro que permanece no município depois das despesas.
A tradição e o peso econômico oferecem uma base para avançar. O próximo passo exige entender onde estão as oportunidades: vender melhor o tomate fresco, ampliar as estruturas de beneficiamento ou desenvolver produtos industrializados. Cada caminho tem custos, mercados e condições próprias.
Reconhecimento precisa chegar ao mercado
Paty já tem uma identidade associada ao tomate e uma trajetória de modernização. Segundo a Emater-Rio, a introdução do cultivo protegido, apoiada pela instituição a partir de 2009, contribuiu para a expansão das estufas e para a diversificação da produção, com tomates italianos, caquis e minitomates.
Esse avanço permite discutir reconhecimento nacional para além da quantidade colhida. Ser referência pode significar oferecer qualidade consistente, identificar a origem do produto, cumprir entregas e construir relações duradouras com compradores.
O contexto também importa. O IBGE aponta Sumidouro como o maior produtor fluminense em 2025. Naquele ano, o estado produziu cerca de 114,4 mil toneladas, diante de 4,66 milhões de toneladas no Brasil. A produção fluminense correspondeu, portanto, a aproximadamente 2,5% do volume nacional. Os números mostram que notoriedade, valor comercial e liderança em quantidade são medidas diferentes.
Para Paty, a questão é como transformar sua identidade agrícola em uma vantagem reconhecida pelos compradores. Uma marca territorial pode ajudar, desde que venha acompanhada de padrões verificáveis e capacidade de fornecimento. A reputação precisa encontrar respaldo no produto entregue.
O desafio continua depois da colheita
Uma iniciativa recente ajuda a localizar parte dessa discussão. Em setembro de 2026, o Sebrae Rio anunciou um projeto piloto para aproximar produtores de tomate de Paty de supermercados e hortifrutis do próprio município, com visitas às propriedades previstas para o início de outubro.
Na publicação, o agricultor Itamar Leonídio apontou a busca por compradores como uma dificuldade, apesar do domínio das técnicas de produção. O relato não representa todos os produtores, mas mostra que saber cultivar e conseguir vender são desafios distintos.
A região dispõe de uma estrutura de comercialização. A unidade da Ceasa-RJ em Arcozelo atende à produção local e foi concebida para receber também produtos de municípios próximos, como Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Três Rios, Vassouras e Petrópolis.
As fontes consultadas, porém, não permitem determinar a distribuição atual da safra por destino nem calcular quanto da receita de cada etapa fica na região. Esse levantamento é necessário para orientar investimentos: quanto é vendido na propriedade, quanto passa por centrais de abastecimento, quem realiza a classificação e onde ocorre o processamento.
Transportadores, distribuidores e comerciantes prestam serviços necessários. A discussão é quais dessas atividades podem ser fortalecidas localmente, com eficiência e remuneração adequada para quem produz.
Beneficiar não é o mesmo que industrializar
Ampliar o valor do tomate não depende apenas da construção de uma fábrica de molhos. Antes disso, existem operações de seleção, classificação e embalagem que preparam o produto fresco para diferentes compradores.
Uma estrutura compartilhada poderia ser estudada para organizar essas etapas, padronizar entregas e atender encomendas maiores. Sua utilidade dependeria das instalações já existentes, do volume disponível e do interesse dos produtores e clientes.
O processamento em polpas, molhos ou extratos envolve outra decisão. A possibilidade, inclusive, não é nova: um trabalho publicado em 1998 e disponível no repositório da Embrapa examinou condições de pré-viabilidade para uma pequena agroindústria de polpa de tomate e frutas tropicais em Paty do Alferes. O registro documenta o interesse antigo pelo tema, mas não comprova que a unidade tenha sido implantada ou que o projeto continue economicamente viável.
Também não foi possível estabelecer, com a documentação consultada, um inventário atualizado das unidades locais de beneficiamento e processamento. Por isso, qualquer proposta de expansão precisa começar pelo reconhecimento do que já funciona, de sua capacidade e das necessidades ainda não atendidas.
Uma fábrica precisa de mais do que tomate
A presença de lavouras não garante, sozinha, as condições para uma indústria competitiva.
As orientações técnicas da Embrapa mostram que características como teor de sólidos solúveis, firmeza, cor e consistência influenciam o processamento. Um tomate com mais sólidos pode proporcionar maior rendimento na concentração da polpa e reduzir o gasto energético dessa operação. Essas características variam conforme a cultivar e as condições de produção.
Por isso, a produção voltada ao consumo fresco não pode ser tratada automaticamente como abastecimento adequado para uma fábrica de extrato. Seria necessário avaliar as variedades, os preços pagos pela matéria-prima e o rendimento de cada produto.
A análise teria de incluir o calendário de colheita, a quantidade contratada, a distância das propriedades, a disponibilidade de água e energia, o tratamento de efluentes, as embalagens e os compradores. Uma unidade pequena de molhos e uma fábrica de extrato concentrado exigem escalas e estratégias comerciais diferentes.
Antes de anunciar empregos, seria preciso demonstrar como a operação se sustentaria. Um estudo consistente deve indicar investimentos, custos, mercados e riscos, além de estimar os postos de trabalho que o negócio poderia manter.
Cooperação para transformar vocação em oportunidade
ação entre produtores pode ser uma parte da resposta. Associações, cooperativas ou parcerias empresariais poderiam avaliar compras conjuntas, organização das entregas e estruturas compartilhadas. O modelo precisa corresponder ao interesse dos participantes e contar com gestão, regras claras e compromissos comerciais.
Ao poder público caberia reunir informações sobre a cadeia, apoiar a assistência técnica e planejar a infraestrutura necessária. À iniciativa privada, testar mercados, avaliar produtos e apresentar propostas de investimento e compra. Instituições de pesquisa e apoio empresarial poderiam contribuir com testes de processamento e estudos econômicos.
O anúncio do Sebrae mostra que já existem ações de aproximação comercial. A oportunidade está em acompanhar seus resultados e conectá-las a um planejamento regional mais amplo, com metas e responsabilidades definidas.
Paty do Alferes tem uma história produtiva que merece ser valorizada também depois da colheita. O resultado esperado precisa aparecer no rendimento das propriedades, nos negócios locais e nas oportunidades para quem quer trabalhar na região.
Quanto dessa riqueza pode permanecer onde o tomate é cultivado? E quando poder público, produtores e empresas colocarão essa pergunta no centro de um plano comum, com números, prazos e compromissos?




COMENTÁRIOS