Câmara de Sant’Ana do Livramento debate reativação da linha férrea que liga a cidade a Dom Pedrito
Projeto beneficiará o escoamento da produção do Frigorífico Helfrig Agroviva e de outros empreendimentos regionais
A Câmara de Sant’Ana do Livramento (RS) realiza, nesta quinta-feira (13), a partir das 18h, uma audiência pública para debater a reativação da linha férrea que liga a cidade a Dom Pedrito. O Evento será realizado no plenário da instituição.
Desativado desde 1979, o trecho de 147 km da ferrovia foi crucial importância para o crescimento do interior do Rio de Grande do Sul. Isso faz da discussão um evento urgente, com impactos positivos para o munício de Sant’Ana do Livramento e para a região da Campanha e da Fronteira Oeste.
O encontro foi firmado, por meio da atuação de Sérgio Moreira, ex-vereador e representante do Movimento de Preservação Ferroviário de Sant’Ana do Livramento (MPFESL), com o apoio do vereador Thomaz Guilherme e do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael Damasceno.
A Câmara de Sant’Ana já havia aprovado a criação de uma Comissão Especial voltada para a organização de audiências públicas envolvendo ainda as cidades de Dom Pedrito e Bagé.
Com a mobilização, agentes públicos e setor produtivo pretendem criar um Porto Seco Rodo-Aéreo Ferroviário e uma Zona de Processamento de Exportação, com foco na atração de empresas do ramo móveis para desenvolver um polo moveleiro na região.
Segundo o Sérgio Moreira, na audiência pública desta quarta-feira também será discutida a viabilidade da abertura de um corredor bioceânico conectando os portos de Valparaíso, no Chile, e do Rio Grande do Sul.
Pelo corredor serão transportados, com passagem por Sant’Ana do Livramento, fertilizantes e outros produtos vindos da Rússia, além da produção de proteína animal gerada no Frigorífico Helfrig Agroviva, cuja inauguração está prevista para 2026.
O gerente operacional e sócio proprietário do Helfrig Agroviva, Jorge Furtado, disse ao jornal A Plateia que grupo entrou em contato com o Ministério dos Transportes do Uruguai para solicitar a reativação do terminal de cargas entre Rivera e Montevideo, para o escoamento da produção do frigorifico.
A planta do Helfrig Agroviva, que pertence a um consórcio carioca-gaúcho, está estrategicamente localizada a 2 km do posto aduaneiro na fronteira Brasil-Uruguai, com um ótimo acesso ao Mercosul.
Além disso, o frigorífico também está próximo de outros pontos logísticos importantes para a escoação da sua produção: Porto de Montevideo (ROU), 500 km; porto de Rio Grande, 400 km; e fronteiras com a Argentina e Uruguai (Paso de Los Libres), 220 km, esclareceu Jorge Furtado.
O executivo acrescentou que, uma vez em funcionamento, as atividades do frigorífico devem gerar uma alavancagem na cadeia produtiva de proteína animal no Sul do Brasil, além de dinamizar mercados afins, gerando emprego e renda para a população.
Furtado esclareceu ainda que o projeto do Helfrig Agroviva envolve uma integração entre a unidade e a ferrovia, por meio de uma linha de trilhos instalada dentro do frigorífico, localizado no Bairro São Paulo, permitindo entregas via porto de Rio Grande e porto de Montevideo, seguindo a estratégia do antigo Frigorífico Armour, que contava com a sua própria linha, construída em 1921.
O vereador Thomaz Guilherme ressaltou que a audiência pública será grande oportunidade para abordar os gargalos que inviabilizam o desenvolvimento regional e tirar o projeto do papel.
“Fomos procurados pelo ex-vereador Sérgio Moreira que está nos dando todo o apoio, assim como empresários que entendem a importância dessa pauta para o desenvolvimento do nosso município. Então, convidamos toda a comunidade para participar dessa audiência pública na próxima semana”, afirmou o vereador.



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