Ferroviários anunciam greve dos trens em SP contra privatização de três linhas da CPTM

Greve está marcada para quarta, 2 de março


Ferroviários anunciam greve dos trens em SP contra privatização de três linhas da CPTM Ferroviários marcam greve para quarta, 26 de março

Os ferroviários de São Paulo aprovaram greve em protesto contra a privatização das linhas 11-coral, 12-safira e 13-jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em assembleia realizada na última quinta-feira, 20 de março. O início da greve já tem data marcada: meia-noite da próxima quarta-feira, 26, por tempo indeterminado.


O governo de São Paulo deve leiloar, na próxima semana, três linhas de trens. Os valores previstos são de R$ 14,3 bilhões em 25 anos de concessão. Na assembleia, os ferroviários aprovaram também a formação de uma comissão de negociação e a realização de uma manifestação no dia 25, às 9h, na porta da B3, a Bolsa de Valores, em São Paulo.


“Greve até o cancelamento do leilão: só paramos com garantia por escrito de Tarcísio (Freitas) de que o leilão foi cancelado”, diz a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil. “A privatização significa tarifas mais caras, pior qualidade no serviço e a precarização dos nossos direitos”, afirma um dos comunicados.


As três linhas que poderão ser leiloadas operam na ligação entre a região central da capital paulista à zona leste e a cidades da como Mogi das Cruzes, Suzano e Guarulhos, onde hoje opera o Expresso Aeroporto. Vale destacar que aproximadamente 4,6 milhões de pessoas moram nas regiões atendidas pelas três linhas e é previsto que, até 2040, mais 1,3 milhão de usuários utilizem as linhas diariamente.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.