O Rio também dá café: o Noroeste quer colocar sua origem na xícara dos brasileiros
Marcas próprias, torrefação e aproximação com compradores mostram caminhos para ampliar o valor da cafeicultura no interior fluminense
O café produzido no interior do Rio tem uma história que continua sendo escrita. Em Porciúncula, uma família que atravessou gerações cultivando o grão passou a vender também o produto pronto para o consumidor. Em outros municípios do Noroeste Fluminense, produtores buscam espaço com embalagens próprias, identidade de origem e participação em feiras. A lavoura permanece no centro do negócio, mas as possibilidades se estendem até a xícara.
Essa movimentação ganhou novas vitrines em 2026. A programação anunciada para a Merco Noroeste, em agosto, incluiu um espaço para 20 marcas de cafés especiais de Bom Jesus do Itabapoana, Porciúncula e Varre-Sai. No balanço publicado após o evento, o Sebrae Rio registrou a aproximação dos produtores com consumidores em Itaperuna.
A presença dessas marcas ajuda a formular uma questão para o desenvolvimento regional: quanto mais do negócio do café pode acontecer nos municípios onde ele é cultivado?
Em Santa Clara, distrito de Porciúncula, o Café Manduca oferece um exemplo. Segundo uma publicação do Sebrae Rio de janeiro de 2026, Alexandre Ramos representa a sexta geração de uma família de cafeicultores. O negócio, antes concentrado na venda de café cru em sacas, passou a investir em qualidade e na construção de uma marca.
O primeiro pacote chegou ao mercado em setembro de 2022. No ano seguinte, a família concluiu uma torrefação na propriedade, incorporando outra etapa da transformação do grão. A trajetória mostra como conhecimento acumulado no campo pode servir de base para uma mudança na forma de comercializar a produção.
Assumir novas etapas também significa assumir novas responsabilidades. Torrar, embalar e vender exige equipamentos, controle de qualidade, capital de giro e capacidade de atender pedidos. Uma marca precisa conquistar compradores e entregar com regularidade. O valor maior do produto final vem acompanhado de despesas que não existem da mesma forma na venda do grão.
Por isso, o caminho não precisa ser igual para todos. Uma propriedade pode se especializar em fornecer cafés de qualidade para torrefações. Outra pode desenvolver marca própria. Parcerias podem permitir o compartilhamento de serviços e estruturas, desde que haja escala e regras claras.
A aproximação entre campo e mercado já aparece nas iniciativas regionais. A programação da ExpoCafé 2026, em Varre-Sai, previa uma degustação técnica com produtores e 15 proprietários de cafeterias e torrefações da capital. O Sebrae também apresentou, naquele contexto, um projeto voltado à indicação geográfica dos cafés do Alto Noroeste Fluminense. Trata-se de uma iniciativa de valorização da origem, não de comprovação, por si só, de um reconhecimento já concedido.
Para o consumidor, saber de onde vem o café pode aproximar o produto de uma paisagem, de uma família e de um modo de produzir. Para o agricultor, essa identidade precisa se traduzir em relações comerciais capazes de remunerar os cuidados exigidos pela qualidade.
O turismo rural é outra possibilidade. Visitas às propriedades, degustações e experiências ligadas à colheita podem ser estudadas como atividades complementares. Exigem, porém, organização para receber pessoas, condições de acesso e integração com outros negócios locais. Abrir a porteira ao visitante também é uma decisão empresarial.
A tarefa de fortalecer essa economia envolve produtores, compradores e poder público. Assistência técnica, estradas, formação profissional e oportunidades de comercialização precisam funcionar de maneira articulada. Feiras ajudam a apresentar o produto; o desenvolvimento depende também do que acontece quando os estandes são desmontados.
O Noroeste já tem histórias capazes de mostrar um Rio pouco conhecido pelos próprios fluminenses. O próximo avanço será medido pela continuidade dos negócios e pela renda que conseguem sustentar no território.
O que falta para cafeterias, hotéis, restaurantes e instituições do próprio estado conhecerem melhor essa produção? E quando a origem fluminense deixará de ser uma descoberta ocasional para ocupar um lugar reconhecido na xícara?




COMENTÁRIOS